terça-feira, 6 de maio de 2008

Agressividade - como lidar com ela?

A raizes do comportamento agressivo começam na infancia e estão alicerçadas na relação de afeto com as figuras materna e paterna.

Para a menina a mãe é o modelo prático e o pai, o teórico. Ela procura ser "como" ou o "oposto" da mãe e procura alguém "igual" ou o "oposto" do pai. Para o menino o pai é o modelo prático a mãe o teórico. Ele procura ser "como" ou o "oposto" do pai e procura alguém "igual" ou o "oposto" da mãe. Isto vai depender da relação afetiva entre pais e filhos.

O relacionamento afetivo entre pais e filhos é de extrema importância na formação da personalidade da criança. Ele pode criar marcas altamente positivas, como pode deixar registros negativos que influenciarão na formação do caráter.

Procure ser mais afetuoso com seus filhos. Não economize afeto nem contato corporal. A criança precisa ser alimentada afetivamente para depois ter afeto para dar.

Não use ameaças e/ou castigos corporais em excesso pois a criança pode se acostumar e achar que é uma forma correta de expressão. Não superproteja seus filhos.

Permita que eles experimentem e aprendam pelo próprio esforço, permitindo que eles falhem e errem! O erro é um dos caminhos da aprendizagem! Falhar é bom para aprender a enfrentar desafios.

Não estimulem a relação de posse. Incetivem a criança a dividir seus brinquedos na brincadeira. Não isolem seus filhos. Incentivem a participação de atividades de grupo pois faciltará na vida adulta o convívio social.

Você também pode errar, mas é preciso coragem para assumir seu erro perante seus filhos, só assim eles aprenderão que errar é natural do ser humano e não terão tanto medo de errar. Também deve assumir que não sabe, e juntos buscarem uma resposta, isto estimulará seu filho a perceber que ele é muito importante para você, assim como você o é para ele!

Não desrepeite as regras, sociais ou não, na presença de seus filhos, pois eles vão acreditar que devem desrespeitar a tudo e à todos. trânsito faça um esforço, siga as normas. Você é o modelo mais importante para a formação da personalidade dele.
Assim ainda chegaremos a um trânsito mais educado e com menos acidentes.

Participe mais da vida de seus filhos. Converse bastante, coloque-se sempre disponível e, principalmente, sem pré-julgamentos, ouça-o, de verdade!

Nenhum comentário: