domingo, 22 de julho de 2007

Holístico - O que é isto?


O termo holístico já é popular (para alguns, é mais que batido). Como o leitor deve saber, holos significa todo; visão holística seria então a percepção de que tudo se integra. Por conseguinte, terapia holística significa uma terapia integradora, ou original do holismo.

Para o terapeuta holístico, a chave está na interação harmoniosa dos elementos que constituem o todo.

De maneira prática, esse conjunto de atitudes que a pessoa toma diante da vida forma o que denominamos estilo de vida. O estilo de vida fala de como são nossos hábitos, como comemos, como respiramos, dormimos, como nos relacionamos em nossa casa, no trabalho, como equacionamos e procuramos resolver as interações dinâmicas que nos exigem esforço para que esta seja convertida em nosso favor – os obstáculos.

Holismo não quer dizer alternativo. Alternativo é um caminho diferente do tradicional mas que possui um mesmo fim. Porque o setor de saúde de nossa sociedade não é holístico, tudo o que for holístico foi taxado “alternativo”.

Porém, nem tudo o que é alternativo é holístico. Mesmo a Medicina Tradicional Chinesa é apenas parcialmente holística. Se pretendemos ser holísticos devemos ter em mente:

1. O corpo como um todo, englobando inclusive a mente e suas emoções. As partes do corpo se interrelacionam, o emocional influi em todo o corpo físico e vice-versa.

2. O meio onde o ser* está inserido e a maneira como ele reage (inato e aprendido). O corpo, além de se relacionar consigo mesmo, também o faz com tudo o que o cerca: o espaço, o tempo, as radiações e energias afins, os outros seres vivos e não vivos, enfim: tudo.

3. Aquilo que está acima das relações pessoais (acima não num sentido de superioridade, mas que está além da possibilidade de modificação pela pessoa apenas por esforço individual.

4. Existem outras partes – contexto sociológico – que interagem com o corpo/mente. Aqui residem todas as formas de percepção que o esoterismo e as novas técnicas curativas, alternativas ou não, médicas ou não. Cada uma delas está numa posição e capta um novo ângulo deste ser, que é multidimensional. Assim os médicos descobrem a ressonância magnética, os hindus vislumbram os chakras, Os osteopatas notam a relação da coluna com as emoções, etc.

Assim, um médico pode ser holístico, tanto quanto qualquer tipo de terapeuta. Da mesma maneira, o terapeuta pode não ser holístico, ou ser apenas parcialmente. Profissional da saúde verdadeiramente holístico é aquele que está consciente que a diferença entre equilíbrio e desequilíbrio, doença e bem-estar encontra-se na sutil balança dos múltiplos encadeamentos que cercam o paciente. Orientá-lo para isso e da importância da auto-preservação da vida, em todos os níveis, através da percepção pessoal de seu sentido e importância neste fabuloso fenômeno que é o ser e existir, é papel fundamental, e chave-mestra de todos aqueles que se dedicam ao cuidado do próximo.

* Corpo-mente e ser podem ser entendidos no texto quase da mesma forma. O ser é toda forma física onde se há percepção de unidade organizacional. Por nos percebemos como unidade, somos. A pedra também é um ser, pois é percebida por nós como tal.

Nenhum comentário: