quarta-feira, 25 de julho de 2007

O SOL E O VENTO


O sol e o vento discutiam sobre qual dos dois era mais forte, e o vento disse:

- Provarei que sou o mais forte! Vê aquele velho que vem lá embaixo com um capote? Aposto como posso fazer com que ele tire o capote mais depressa do que você.

O sol recolheu-se atrás de uma nuvem e o vento soprou até quase se tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava, mais o velho segurava o capote junto de si.

Finalmente o vento acalmou-se e desistiu de soprar. Então o sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para o velho. Imediatamente ele esfregou o rosto e tirou o capote.

O sol disse então ao vento que a gentileza e a amizade eram sempre mais fortes do que a fúria e a força!

Pense nisto! Quantas vezes queremos convencer os outros com palavras agressivas e gritos? Quantas vezes atingimos nossos objetivos dessa forma? Pior, algumas vezes atingimos aparentemente... pois o que realmente conseguimos é que o outro nem ouça o que temos para dizer...

Na verdade, a fúria revela nossa insegurança em convencer o outro daquilo que nem mesmo nós, acreditamos... por isso nos irritamos! Reflita – quando uma criança o desafia, você se irrita tanto? Não, com certeza, a ponto de gritar ou agredir, porque no fundo entende que ela é imatura, e ainda não tem condições de compreender o que você está dizendo, mesmo que seja a mais absoluta verdade!

Por que não fazemos o mesmo, quando adultos discordam de nós? Porque no fundo, não temos muita certeza, e nosso ego, nossa vaidade e arrogância prevalecem, e por isso usamos a fúria. Vale a pena?

Altere seu modo de agir, pois a gentileza, a doçura e o carinho com que falamos com o outro, nos propicia uma maior possibilidade de sermos ouvidos. Ganharmos amigos é sempre melhor do ganharmos inimigos... pois poderemos vencer uma batalha, mas perderemos a guerra, sem os amigos! Não há nada mais valioso na vida, do que os amigos, que nos ajudam a vencer as fases difíceis da vida, e nos dão luz, para caminharmos! Conquiste amigos com gentileza, este é sem dúvida, o melhor caminho!

Nenhum comentário: