quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

HOLISMO


A nossa realidade cotidiana tem nos revelado o crescente aumento de desagregação, entendida como crise de desvinculação e fragmentação que nos afasta do propósito maior que é a Evolução do Ser e a Integração com o Universo. Sendo assim, torna-se emergencial a possibilidade de uma consciência, de uma nova civilização mais humana, justa, centrada em valores mais elevados; e uma necessidade de melhorar e ampliar a qualidade de vida em seus aspectos básicos de sobrevivência social, político, e educacional e científico.

Nos horizontes já ampliados da Consciência Humana, surgiu a Visão - O Paradigma Holístico, que representa o mais significativo evento dos últimos séculos posteriores ao Renascimento, além de significar uma nova concepção do mundo. O Paradigma Holístico expressa também uma atitude inovadora.

Holismo(do grego HOLOS = TODO), é um termo que remonta aos pré-socráticos; Heráclito, filósofo grego, já usava o termo Holismo, afirmando que o todo está contido no UM, ou que "as partes estão no todo e o todos nas partes".

A visão Holística objetiva a importância do processo de evolução das partes para uma síntese na totalidade e traz consigo o respeito à natureza e suas formas de vida, o conjunto dos valores culturais e, ao mesmo tempo, incentiva o desenvolvimento em todas as áreas.

A partir do momento que o homem se considerar integrante do Universo, terá início a transformação das relações.

O holismo não é uma ciência, nem religião, nem filosofia ou ainda uma disciplina mística; é tão somente uma visão do mundo, veio para restabelecer a unidade do homem, que foi tão fragmentada, mecânicista, dualista, que individualizou o homem, fechando-o em si mesmo.

O holismo é um intercâmbio entre Ciência, Arte, Filosofia e as Tradições Espirituais (porque todas as tradições conduzem ao amor supremo pelo Deus Pai Criador e ao amor ao próximo como a si mesmo.

O holismo nasceu na década de 60, dos movimentos contra-culturais e filosóficos, partilhando o crescimento interno do homem, revalorizando as tradições espirituais, despontando a consciência feminina, o sentimento do simples voluntariado, a medicina alternativa.

Um dos aspectos mais importantes da abordagem Holística é que, sendo uma forma de encarar a realidade, seus conceitos podem ser aplicados às mais diferentes áreas do conhecimento.

Finalmente uma vez despertada a consciência Holística, estamos preparados para uma vida plena de Harmonia e Beleza, na qual poderemos conscientemente assumir as novas visões, como elemento divinatório do homem na direção dos deuses.

Concluindo:

"A felicidade e vida plena são atingidas quando encontramos o nosso interior e entendemos que, precisamos, tentaremos e conseguiremos, religa-lo ao Universo. E o melhor caminho é prática do amor."

Baseado em "Formação Holística de Base", da Unipaz (www.unipaz.com.br), e também:

"A Visão Holística" do Redescobrir Espaço Holístico

Nenhum comentário: