quarta-feira, 2 de abril de 2008

Óleos Essenciais


Os óleos essenciais podem ser usados em técnicas como drenagem linfática, reflexologia e shiatsu. Com o uso de óleos vegetais estamos criando uma agradável atmosfera e, também, desifetando o ambiente, prevenindo a propagação de vírus e bactérias, pois muitos óleos têm propriedades antibactericidas e antiviroses. Também pode ser utilizado no banho diluindo algumas gotas de óleo essencial puro em um óleo carreador e aplicar após o banho, massageando o corpo e enxaguando em seguida. Pode também ser colocado algumas gotas diluídas em mel, leite integral ou creme de leite em uma banheira. O banho aromático é particularmente bom para relaxar, dar energia, aliviar pele queimada do sol, com prurido ou desidratada, aliviar dores musculares, TPM, ressaca, etc. Os óleos cítricos são extremamente refrescantes, os florais e amadeirados são afrodisíacos.

Os óleos essenciais são divididos em três categorias: os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor; os que estimulam e regulam as principais funções do corpo; e os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito. Historicamente, o óleo de citros era usado para tratar os nervos, bronquite e problemas digestivos. Na medicina chinesa ainda é usado com essas funções. Muitos dos óleos afrodisíacos, são extraídos de flores brancas, que desabrocham à noite. A flor do jasmim é a rainha das flores que desabrocham à noite. É considerada a flor mais sensual do mundo, devido aos seus componentes sexuais.

Os óleos essenciais possuem propriedades anti-sépticas reconhecidas, como as da Lavanda e do Gerânio, que são eficazes contra infecções causadas por bactérias, vírus e fungos. São também apreciados pelas propriedades desintoxicantes do limão, alho, eucalipto e pelos efeitos calmantes junta à sensação de bem estar e harmonia que parecem produzir um efeito preventivo sobre as doenças.

Aproveite o que a natureza nos oferece e relaxe!

Nenhum comentário: