segunda-feira, 14 de abril de 2008

Relaxamento e Meditação


Meditação é uma técnica que envolve relaxamento, concentração, pensamento positivo, criatividade e autocontrole. Tudo isso pode ser trabalhado de forma conjunta ou separada. Um outro ponto que merece destaque é que além de propiciar benefícios, a meditação não tem contra-indicação. Entender a meditação e começar a praticá-la está ao alcance de todos!

A história conhecida da meditação remonta por volta de 6.000 anos atrás sendo os egípcios os primeiros a utilizarem essas técnicas.

A aplicação da meditação auxilia-nos no dia a dia de várias formas: no trabalho, nos estudos, na saúde, na alimentação, ou seja, abrange praticamente todos os aspectos de nossa existência e relacionamento. Uma das técnicas é esvaziar a mente, procurando não pensar em mais nada. Quando tentamos resolver um problema ficamos massacrando nossa mente enviando a todo o instante informações para que ela possa resolver o problema. Nossa mente não consegue encontrar uma brecha para resolver os problemas que estamos solicitando, principalmente se eles forem bastante complicados.

Na meditação, procuramos eliminar essas tensões permitindo o refluxo do pensamento. Procure um ambiente confortável, sossegado , com temperatura agradável .Fique só, procure não ser incomodado.Sua roupa deve ser a mais confortável possível. Procure não realizar a meditação após ter se alimentado ou consumido algum produto que altere sua consciência (bebidas alcoólicas e outros).

Você pode meditar deitado ou sentado.Se preferir sentado, apóie bem suas costas no encosto da cadeira ou poltrona com os pés no chão. Isso faz com que a energia e a circulação sanguínea sigam seus fluxos de forma natural sem esforço. Pode também sentar cruzando as pernas como o orientais. Essa posição incomoda as pessoas que não estão acostumadas. Se preferir ficar deitado, deixe seu corpo reto. O importante é estar confortável para uma melhor concentração.

Comece a respirar lentamente, acalmando todo o seu ser. Inspire e expire pelas narinas. Essa respiração deve ser lenta e profunda. Na inalação, sinta que seu abdômen é que executa essa respiração. Ao expirar, procure retirar o máximo possível de ar. Todo esse processo deve ser natural não podendo incomodá-lo. Com o tempo sua capacidade pulmonar irá aumentando progressivamente. Quando se sentir mais relaxado esse processo se tornará natural incorporando a seu ser. Abandone-se nessa sensação gostosa deixando o ar vir e ir para dentro de seu corpo.

A meditação visa revigorar suas energias e sensibilizar seu corpo. Favorece a criatividade. A diferença entre um gênio e um não gênio é que o primeiro pensa e faz, o segundo pensa e sonha!

Pratique a meditação e/ou relaxamento, diariamente, pelo menos por 5 minutos e você irá notar a difernça na clareza de seus pensamentos e de como irá encontrar soluções criativas para todas as complicações do dia a dia!

Nenhum comentário: