quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A Bondade


A bondade é uma das mais belas e importantes vertentes do amor. Ela provoca a compaixão em nossos corações, nos levando a realizar verdadeiros atos de altruísmo, deveras importantes em nosso mundo atual, tão cheio de egoísmo e arrogância. A bondade, a compaixão e o amor nos conduzem à paz interior, tão desejada por todos nós! Já o ódio e o rancor, assim como os tristes sentimentos de vingança, nos afastam cada vez mais da paz interior.

Quando pensamos em nossos inimigos e nas maldades que eles nos fizeram, sentimos muita angústia e depressão, uma tristeza infinita pelas injustiças que sofremos, e isso só nos leva a desenvolvermos sérias doenças, na alma e no corpo. Porém, é muito pior, quando nos revoltamos e desejamos nos vingar, perdendo nossa vida, nossa alegria, para planejar atos de vingança, dos quais somente nos arrependeremos, mais cedo ou mais tarde.

Muito mais salutar para nós, é aproveitarmos, toda e qualquer oportunidade de sofrimento, para aprendermos, e buscarmos a nossa evolução, deixando para trás essas quimeras, pois o tempo, esse eterno amigo, se encarrega de minimizá-las, e até mesmo, desvanecê-las completamente, de nossos corações. Você deve estar se perguntando como fazer isso, e eu lhe digo que existem diversas formas, mas vou descrever aqui, a que eu utilizo em meu dia a dia.

Busco perdoar o inimigo, considerando-o infeliz por sua ignorância, e pelo caminho, que ainda precisará trilhar, de muito sofrimento, e isto faz brotar em meu coração, sentimentos novos, como a compaixão e a tolerância. Esses sentimentos são nobres e eles só despertam dentro de nós, quando compreendemos, na pele, a dor da incompreensão.

Quando consegui compreender isso, passei a ver o meu inimigo como um grande mestre, que muito me ajudou e me ensinou! Passei então, a agradecer meus inimigos, pela oportunidade de aprendizado, que eles me criaram com a sua maldade, pois após a superação do sofrimento a mim impingido, pude me tornar uma pessoa melhor. Tenho certeza, de que sem esses sofrimentos, eu estaria sentada em minha preguiça e inércia, sem me preocupar em desenvolver em mim mesma, valores nobres como o amor, o perdão, a compaixão, a tolerância, a paciência, o altruísmo, me tornando uma pessoa cada vez mais bondosa! E a bondade é o caminho seguro para a felicidade que tanto almejo!

Muitos problemas de relacionamento ocorrem, porque as pessoas estão mais centradas em seus próprios interesses, em ganhar mais dinheiro, em vencer, a despeito do sofrimento que possam causar em outros, e quase nunca se pensa no bem-estar dos outros em geral, quase nunca praticam a bondade. Porém, apesar de sermos únicos, somos iguais a qualquer outro ser humano existente na Terra, ou seja, sofremos pelos mesmos motivos e almejamos imensamente a felicidade!

Existem muitos sofrimentos naturais da vida em geral, como por exemplo, a doença, a morte, acidentes imprevisíveis e naturais, como terremotos, maremotos, furacões, tempestades, queda de aviões, acidentes de trem, de carro, acidentes pessoais, mais ou menos graves, a despeito de toda prudência e cuidado tomados, que já são suficientes para nos fazer sofrer, então por que não evitamos provocar mais sofrimentos desnecessários? Sofrimentos que provocamos nos outros por ódio, raiva, inveja, ciúme, vingança, mentiras, fofocas, maledicências, e, por nos deixarmos levar por eles, nos tiram a paz? Quando é muito mais tranquilo viver com bondade, praticando a compaixão, a tolerância, o perdão, o amor! Muito mais prazeiroso, nos propiciando uma felicidade e tranquilidade imensa em nossos corações!

Conforto e estabilidade financeira são necessários para nosso progresso intelectual e nossa tranquilidade, mas eles não trazem paz ao nosso coração! Nossas atitudes e nossos valores internos trazem essa paz tão desejada. A forma como vemos e enfrentamos nossos problemas nos diferencia uns dos outros. Quem vê a vida sob o prisma da bondade é infinitamente mais feliz do que aquele que amarga os dias, desejando o mal dos outros. O egoísmo nos afasta de todos, inclusive daqueles que mais amamos. Já a bondade nos aproxima e, seu exercício constante, por si só, já é, em essência, uma imensa alegria!

Respeitando e compreendo as outras pessoas, principalmente com as mais difíceis para se conviver, estamos praticando a bondade e adquirindo a paciência, que nos trás calma. Experimente! Tente! Pratique! Treine! E quando menos esperar, será natural, você sentirá uma força interior, se sentirá mais autoconfiante, e aí então, você estará em paz e será feliz!

Texto escrito por Rosely Sola Faccioli

Nenhum comentário: