terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Benefícios do Café


O café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico). Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. O grão do café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Mas, o principal segredo: possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. Durante a torra do café, esses ácidos clorogênicos formam novos compostos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa também que as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.

Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, descobriram que as pessoas idosas que bebiam uma xícara de café convencional antes de se submeterem a um teste de memória obtinham melhores resultados do que pessoas da mesma idade que optavam por sucos naturais. De acordo com os pesquisadores, produtos ou atitudes que reforçam os níveis de energia do corpo, como o próprio café ou uma sesta durante a tarde ou até um passeio, podem melhorar a memória. Outros aspecto interessante da pesquisa revela que tal fato pode não se aplicar a pessoas que não sejam consumidoras regulares de café.

É grande o número de fumantes que se sentem estimulados a tomar um café. O produto, porém, pode ser muito mais que um "acompanhamento" para quem aprecia o fumo. Uma pesquisa conduzida por especialistas espanhóis indicou que o café pode ajudar a evitar o desenvolvimento do cancro da bexiga dos fumantes. O fumo é um dos principais fatores de risco dessa patologia e, no passado, chegou-se a erroneamente acreditar que o café poderia até estimular o aumento desse risco.

Mulheres grávidas podem consumir café, ao contrário do que acreditam algumas pessoas temerosas pela saúde do bebê. Pesquisadores suecos apontaram que o consumo do produto, ao longo do período de gestação, não afeta o peso do bebê. Uma pesquisa de mais de três anos, realizada pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, estudou 900 mulheres grávidas suecas consumidoras regulares de café, sendo que todas elas deram à luz bebês saudáveis.

Nenhum comentário: