segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

UMA NOVA PERSPECTIVA DA FELICIDADE


O bem e o mal, o prazer e a dor, a aprovação e a desaprovação, realizações e erros, fama e vergonha, tudo vem e passa. Tudo tem começo e fim, e é assim que as coisas são.

Toda experiência pela qual você já passou, acabou. Todo pensamento que teve, começou e se completou. Cada emoção e humor que experimentou, foi substituído por outros. Você se sentiu feliz, triste, invejoso, deprimido, aborrecido, amoroso, envergonhado, orgulhoso, e toda a gama possível de sentimentos humanos.

Onde foram parar? A resposta é tudo se dissolve em nada, acolher esta verdade em sua vida é o começo de uma aventura libertadora.

Nosso desapontamento nasce de duas maneiras essenciais, quando estamos experimentando prazer, gostaríamos que ele durasse para sempre. Isso nunca acontece. Quando estamos experimentando dor, gostaríamos que ela se fosse agora. Normalmente isto nunca acontece. A infelicidade é o resultado da luta contra o fluxo natural da experiência.

É muito útil experimentarmos as coisas com a percepção de que a vida é uma sucessão de coisas. Um momento presente é sucedido por outro momento presente. Quando acontece algo que apreciamos, saiba que, embora a experiência de felicidade seja maravilhosa, ela eventualmente será substituída por outro tipo de momento. Se isto estiver bom para você, uma sensação de paz o invadirá, mesmo quando o momento muda. E se estiver experimentando algum tipo de dor ou desprazer, saiba que isto também passa.

Manter este estado de alerta, próximo ao coração, é uma maneira incrível de se manter uma perspectiva, mesmo na adversidade. Nem sempre é fácil, mas normalmente ajuda, e o que faltar, a fé no Pai Maior completa. Não é maravilhoso?

Pense sobre isto, avalie esta nova perspectiva, e seja feliz!

Nenhum comentário: