segunda-feira, 22 de abril de 2013

Educar é amar!


A ineficácia da punição corporal em crianças, refere-se ao fato de que não mostra o que deve ser feito, apenas deixa claro, o que não deve e não pode ser feito. 

A punição enfoca o erro e não ensina o que é certo. A tolerância deve estar presente na educação dos filhos, já que todos nós erramos, por que esperamos que a criança não erre, pior ainda, a agredimos por isto?

Violência gera violência, a dor, física e moral, gera raiva, medo, culpa, vergonha, ansiedade, entre outros sentimentos difíceis de se lidar quando somos adultos, que dirá enquanto crianças. Esses sentimentos podem perdurar até a maturidade, por isso existem tantas pessoas ansiosas, inseguras, sem nenhuma capacidade emocional em lidar com as dificuldades naturais da vida.

Bater em uma criança pode resultar em obediência imediata, mas de forma alguma, educa! Educar é dar valores para que ela diferencie o certo do errado. Educar é dar limites, e a melhor ferramenta ainda é o diálogo. Dá mais trabalho, mas os resultados serão muito mais eficazes.

Outra ferramenta muito poderosa é o próprio exemplo, as crianças imitam as atitudes dos pais, repetem seus modelos, até porque não conhecem outros. Aja com ética e integridade, e deixe que o amor faça o resto!

Nenhum comentário: