quarta-feira, 22 de maio de 2013

Gengibre - Benéfico para a Saúde!

Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial, que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

O gengibre é fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Por ser antioxidante, aumenta a imunidade, previne o câncer e ainda embeleza a pele e o cabelo. O gingerol, composto que dá o sabor picante ao gengibre, retarda o crescimento de tumores no intestino. Essa planta de origem asiática também é antisséptica, e é usada para neutralizar o paladar entre dois pratos.

O chá de gengibre é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. É um ótimo descongestionante e combate as doenças das vias respiratórias e da garganta por seu efeito antisséptico e anti-inflamatório.

O gengibre também contém uma substância chamada cineol, usada em fórmulas fitoterápicas, que facilita a digestão e dá fim às náuseas, pois ativa a produção da secreção gástrica. Tem eficácia comprovada no tratamento de náusea e vômitos da gravidez, nos tratamentos quimioterápicos e enjoo por movimento e pós-operatório.

Acrescente uma colher de chá de gengibre ralado em suas refeições diárias e emagreça! O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, mantém o metabolismo acelerado e eleva a queima de gordura. Ele é rico em antioxidantes, combate os radicais livres e deixa a pele livre de rugas.

O gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante, e possui poder afrodisíaco, onde seu óleo é utilizado para massagear o abdome, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais. Para potencializar seu efeito desintoxicante, consuma com alho e cebola.

Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a, oficialmente, indicada para evitar enjoos e náuseas, confirmando, que é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

Dica:
Na hora da compra, escolha um gengibre com a pele lisinha, pois ele não está fibroso. Guardado na parte de baixo da geladeira, dentro de um saquinho de papel, como o de pão, o gengibre permanece fresco por várias semanas.

O consumo do gengibre tem contraindicação para quem é hipertenso, ou tem problemas estomacais, como gastrite e úlcera. Também devem tomar cuidado com seu uso, pacientes com cálculos biliares, que tomem medicamentos anticoagulantes, ou com desordens de coagulação sanguínea. Em doses maiores, o gengibre pode causar azia, diarreia e desconforto gástrico. Pode causar irritação se aplicado diretamente sobre a pele.

Consulte sempre o seu médico, mesmo que não haja estudos conclusivos sobre o mal que sua acidez possa causar!

Nenhum comentário: