terça-feira, 9 de outubro de 2007

Sintonia Negativa


Quando estamos com um problema deixamos nos envolver totalmente por ele. Não paramos mais de pensar, muitas vezes nem nos concentramos na solução, somente no problema. Acordamos com o problema, tomamos banho com o problema, nos alimentamos com o problema, trabalhamos com o problema, ou seja, estamos com o problema vinte e quatro horas por dia.

O que acaba ocorrendo é que transferimos o problema para toda a nossa vida, todos os aspectos. Ficamos mal humorados, nossa alimentação fica desproporcional, pois a tendência é nos alimentarmos demais ou de menos. Isso provoca um desequilibro em nosso corpo e mente. Tudo parece conspirar contra nós.

Brigamos com as pessoas com quem mais gostamos. Ficamos de mau humor, evitamos tudo e todos, afinal, temos um grande problema para resolver e isso é o mais importante. As demais coisas ajeitamos depois. Não é isso mesmo o que ocorre? Você tinha um problema, um único problema e acaba criando outros problemas. Pois bem, logo após resolvê-lo, terá outros para definir, criando uma roda viva sem fim.

Resultado, você acaba se desgastando e achando que a vida é ruim. Por que tudo isso ocorreu? Porque você se deixou entrar em sintonia com o problema, se tornou uma coisa só. Não soube dissociá-lo de sua vida.

Você já viveu uma mesma dificuldade por duas vezes? Se já teve essa oportunidade irá compreender bem o que quero dizer: Quando passamos a vivenciar um problema pela segunda vez, acabamos de forma quase automática a não deixar que ele nos perturbe. Por quê? Bom, se estamos tendo um problema pela segunda vez significa que de alguma forma superamos o primeiro, se não fosse assim, não teríamos novamente esse problema. Logo você acaba não dando importância, pois sabe que poderá resolvê-lo. Com um pouco mais de otimismo irá até se lembrar de algum fato engraçado na solução do problema anterior, inclusive irá tirar um aprendizado dele.

Sintonizando o positivo

Atitude de calma e visão é o que você deve adotar. O primeiro passo para resolver um problema é não sintonizar com ele. Imagine uma estação de rádio, quando você coloca o dial em uma determinada estação passa a ouvir as músicas dela. Se você não gosta das músicas que ela toca o que você faz, sintoniza em outra rádio. É isso que você precisa aprender a fazer quando está com problema, sintonizar em outra freqüência.
Como fazer isso?

Você deve policiar todos os seus atos e se conhecer muito bem.

Ao policiar seus atos irá identificar quando seus pensamentos estiverem dirigidos somente ao problema que está afligindo. Quando você se encontrar nessa posição, irá administrar um remédio preparado por você mesmo.

O que gosta de fazer, que músicas gosta de ouvir? Que esporte gosta de fazer? Procure identificar coisas que você gosta muito de fazer, que lhe tragam bom humor e FAÇA!

Isso irá distrair, acalmar e lhe ajudará a encontrar a melhor saída para o seu problema, sem que seja criado outro. Prefira as atividades esportivas, além de lhe trazerem mais saúde, ajudam a oxigenar seu cérebro, aliviam o estresse e geralmente ajudam no fortalecimento da confiança.

Sintonizando o positivo, você agrupa forças para vencer seus problemas.

Nenhum comentário: