domingo, 16 de setembro de 2007

Caridade


Todos nós devemos buscar o mesmo objetivo – a caridade. Devemos aceitar e respeitar o outro, colaborando para que todos, a cada dia, aprendam mais sobre si e sobre a caridade. Dar um sorriso, ouvir ou dar um conselho independem da posição social ou de riqueza. Ninguém é melhor do que ninguém. Jesus disse que somos todos irmãos, e irmão é irmão em qualquer lugar. Viver é estar em sintonia.

Dividir o espaço, apenas com quem gostamos, é muito fácil e pouco. Para quem busca crescer espiritualmente, a presença do outro deveria sempre ser uma festa. Para conhecer o outro é necessário abrir-lhe espaço. É muito importante deixar o outro ser ele mesmo, sem medos, sem exigir que corresponda ao que esperamos dele. Nunca devemos precisar de agradecimentos para fazer a caridade.

Somos responsáveis pelos nossos atos e por nossos pensamentos. É importante termos bons pensamentos, alimentando boas vibrações, estando sempre disponível para ajudar a todos que pudermos. É muito pouco nos colocarmos em vibrações somente durante os rituais religiosos, seja de que religião for, devemos vibrar em todo e qualquer momento para nos auxiliar ou auxiliar a um irmão nosso.

A caridade pode acontecer de diferentes formas, não importando muito a forma, nem o momento, o importante é estarmos disponíveis quando alguém precisar, levando em conta nossas particularidades. Importa saber que sempre aprendemos com os outros, basta que estejamos abertos em toda e qualquer oportunidade, sábio é aquele que mais ouve do que fala.

Ninguém pode dizer que não tem condições de passar uma mensagem, muitas vezes, um alento, uma força, em outras, um conselho, uma dica, falar da própria experiência, oportunizando seu próprio espírito à prática da caridade. Não devemos nos intimidar em deixar de dar uma mensagem, quando sentimos que poderá ajudar ao outro. Devemos ter o propósito e a disposição para fazer a caridade sempre, e isto só nos ajudará a sermos pessoas melhores.

A fé sem obras está morta. Então busque sempre fazer a caridade ao seu redor, para todos aqueles que cruzarem o seu caminho. Deixo aqui um pensamento de São Tomás de Aquino. Segue:

“Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe: outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade.”

Nenhum comentário: