quarta-feira, 5 de setembro de 2007

O Poder da Nossa Mente


Muito tem se estudado sobre o poder da mente, sabe-se que ela é muito poderosa e que aproveitamos apenas uma pequena parte do cérebro, pois utilizamos muito pouco, frente sua capacidade. Porém, podemos estimular nosso cérebro, ampliando seu poder. Existem várias possibilidades, vou citar as mais simples, que qualquer um de nós pode aplicar.

O cérebro pode ser estimulado com leituras, aprendizado de novas línguas, resolução de problemas matemáticos ou mesmo em tarefas rotineiras no trabalho, ou seja, basta colocá-lo em ação! Inclusive, podemos ampliar a longevidade de nossa vida, postergando a velhice e a perda de memória, apenas colocando nosso cérebro em uso constante.

Uma pessoa intelectualmente ativa tende a melhorar cada vez mais a potencialidade de seu cérebro. Em outra, que não lê, não estuda, não trabalha, nem se envolve em atividade desafiadora para a mente, ocorre o oposto. O cérebro decai e envelhece, como qualquer outra parte do corpo não utilizada.

Podemos estimular nosso cérebro com atividades prazeirosas e não apenas com atividades complexas ou inovadoras, apesar destas, ser a melhor forma de exercitar o cérebro. Jogar xadrez, por exemplo, sempre foi considerado um bom exercício cerebral, porque exige concentração e capacidade de inventar saídas para novas situações. Podemos então, exercitar nosso cérebro com qualquer outro jogo, que estimule o raciocínio, e há muitas opções no mercado, uma delas atrairá seu desejo.

Palavras Cruzadas é outro passatempo muito interessante, que também estimula muito nosso cérebro. Outra maneira apontada pelos especialistas é a leitura. Para quem gosta de ler, é um prato cheio, porém, para que não gosta, pode virar um martírio. Sempre aconselho à todos que passam por treinamento comigo, a ler muito e começar por leituras que o agradem, e não a ler os best seller do mercado, nem sempre atraentes para os que não vêem prazer na leitura. O segredo está em descobrir, qual a literatura que nos agrada, então, a leitura passa a ser um vício, e é uma das melhores formas de se utilizar toda a capacidade imaginativa de nosso cérebro.

Outro desafio para nosso intelecto é aprender uma nova língua, pois esta atividade provoca uma reação em cadeia no cérebro, obrigando-nos a criar novas combinações ou sinapses, para decifrar e armazenar palavras até então desconhecidas. São essas novas conexões, geradas pelo desafio diante da novidade, que aumentam a capacidade do intelecto de trocar informações consigo mesmo.

A memória é a ferramenta mais essencial do cérebro. O cérebro pode criar uma memória que durará apenas algumas horas, usando a informação em seguida, ou criar outra memória que irá durar pela vida inteira. O cérebro é essencialmente dinâmico e funciona como uma biblioteca onde sempre cabem mais livros, ou seja, mais informações, não há limites! O interessante é que quanto mais informações armazenarmos, mais ágil o cérebro se torna. O melhor conselho para quem quer melhorar sua capacidade intelectual é usar e abusar de seu cérebro.

Muitas pesquisas mostram que a mente, seus reflexos, e seu poder de alcance, podem ser utilizados tanto às coisas boas quanto às ruins, e o mais interessante é a concretização desses atos idealizados mentalmente. Acredita-se que somente os espíritos exercem influência sobre as pessoas humanas, com as chamadas obsessões que debilitam o obsedado, com dores físicas, problemas mentais, algum defeito no corpo, ou algumas outras formas de influir na vida particular de alguém. Sem sombra de dúvida, os espíritos também exercem suas influências sobre os outros espíritos, causando alguns transtornos para com aqueles que ainda não conseguiram compreender o caminho que verdadeiramente deve seguir, e aí está o poder da mente. Por todos os ângulos, a mente humana exerce grandes reflexos no cotidiano de cada um, ou de muitos, com a maneira de emitir vibrações deletérias sobre a atmosfera, sendo causa direta das quedas de muitos que se locupletam na maldade e inferioridade. Porém, muitos, criam seus próprios problemas com seus pensamentos, são as formas pensamentos, muitas vezes confundidas com obsessores.

Em texto anterior expliquei que somos como um rádio e podemos nos conectar com as freqüências do bem ou do mal, é uma escolha, portanto cuidado com aquilo que você pensa ou deseja, pois você poderá obter... Uma maneira de como evitar tal problema é buscar o auto-conhecimento individual quer seja espírito, ou pessoa comum que ainda perdura na matéria, usufruindo e alimentando toda inferioridade e maledicência que tem, pois somente o bem faz eliminar as maldades inferiores. Esta inferioridade será banida de um ser, quando se buscar nas preces e orações, a sua amiga inseparável, porque é desta forma que se limpa da ignorância que está dentro de cada um que não sentiu a lei do amor.

Controlar a mente é utilizar o aforismo de SÓCRATES (séc. V a.C.) que legou à humanidade, cujo princípio diz: "conhece-te a ti mesmo" (nosce te ipsum) que é justamente o conhecer o seu próprio interior, e assim poder controlar os seus impulsos de inferioridade e maledicência.

Nenhum comentário: