sexta-feira, 21 de setembro de 2007

ESTRELAS DO MAR


Era uma vez um escritor que morava em uma tranqüila praia, junto de uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e à tarde ficava em casa escrevendo. Certo dia, caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Ao chegar perto, ele reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas do mar da areia para, uma por uma, jogá-las novamente de volta ao oceano.

- “Por que está fazendo isso?” Perguntou o escritor.

- “Você não vê!” Explicou o jovem. “A maré está baixa e o sol está brilhando. Elas irão secar e morrer se ficarem aqui na areia”.

O escritor espantou-se.

- “Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora, e centenas de milhares de estrelas do mar espalhadas pela praia. Que diferença faz? Você joga umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai perecer de qualquer forma”.

O jovem pegou mais uma estrela na praia, jogou de volta ao oceano e olhou para o escritor e disse:

- “Para essa aqui eu fiz a diferença...”

Naquela noite o escritor não conseguiu escrever, sequer dormir. Pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele e, juntos, começaram a jogar estrelas do mar de volta ao oceano.

Sejamos, portanto, mais um dos que querem fazer do mundo um lugar melhor.

Sejamos a diferença!


Desconheço o autor desta linda estória, mas a utilizo em diversos treinamentos que realizo, principalmente quando falo de ética e comprometimento, porque a maioria das pessoas se preocupa com o que os outros estão fazendo de certo ou errado, ou em fazer fofocas, que não agregam nada a ninguém. Na verdade deveríamos ocupar o nosso tempo em deixar marcas positivas nas pessoas que cruzam o nosso caminho e sempre agir de acordo com nossos valores.

A nossa atitude baseada na ética independe da ética dos outros, não devemos agir de acordo com que julgamos a maioria, pois a história está repleta de exemplos que não deram certo, apesar de ser a maioria, e também, da mesma forma, temos exemplos de vários heróis solitários.

A ética deve permear nossas atitudes em tempo integral, pois é entre nós e o Pai Maior, pois responderemos por cada ação nossa. Pensando desta forma, vale ou não vale a pena fazer a diferença? Como você gostaria de ser lembrado? Pense nisso e faça a diferença!

Nenhum comentário: