quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Criatividade


Criatividade é algo muito desejado por uns e considerado um privilégio de alguns, por muitos! Mas esta crença é falsa! Criatividade não é exclusividade dos gênios, ao contrário, faz parte da natureza humana, apenas precisa ser estimulada, quando não aflorada. Verdade, ela pode ser desenvolvida.

O potencial criativo existe dentro de todos nós e às vezes, precisa somente de um pequeno estímulo para que demonstremos nossa originalidade.

Primeiro é preciso entender o que é criatividade. Criatividade não é somente ter idéias inéditas, mas conseguir concretizar cada plano mirabolante. Somos criativos, cada vez que solucionamos pequenos problemas do dia a dia. Nos vemos frente a uma determinada situação e pensamos, e agora, o que faço? Independente do como saimos da situação, a criatividade foi condição primária para a solução. Por exemplo, quando uma criança nos pega de surpresa com suas perguntas intrigantes, quantas vezes nos surpreendemos com uma saída espetacular. É preciso muita criatividade para lidar com as crianças, aliás elas são mestras em nos desenvolver neste quesito.

Muita gente reclama da vida monótona que tem, mas eu pergunto, como você espera que tudo se modifique, se você faz tudo sempre da mesma maneira? Experimente mudar, qualquer detalhe, e verá como o cenário se modifica. Que tal buscar caminhos diferentes para resolver velhos problemas? Comece com coisas simples, por exemplo, se você sempre discorda de algum ponto com o seu marido, procure dizer que andou pensando a respeito e ficou com algumas dúvidas e peça para ele te ajudar a entender o ponto de vista dele, você irá se surpreender com a reação dele! Experimente!

Criatividade é um processo mental pouco estudado, mas já é sabido que este poder criativo é inerente a todo ser humano. É mais fácil de ser desenvolvido na infância, como tudo, aliás! Para elas, sem preconceitos e vergonhas adquiridas durante a vida, tudo é mais fácil! Porém, muitas vezes bloqueamos a criatividade delas, quando criticamos um desenho, uma letra, uma forma de brincar, querendo adaptá-la ao nosso mundo. Quando ela cresce, dá de cara com um mundo extremamente competitivo, que espera que ela seja original, pode? Mas é exatamente isto que aconteceu conosco, vamos virar este jogo.

Para ser criativo, basta estar leve, calmo, livre de tensões, já compliquei tudo, não? Como nos dias de hoje, onde somos totalmente estressados pelo trânsito, dinheiro, tempo, etc, vou ficar calmo? Mesmo em situações estressantes, todo mundo conhece alguém que é super equilibrado, lembrou de alguém já? Perceba como essa pessoa é, tenho certeza de que ela é bem humorada, otimista, corajosa, ousada, diferente, pois com uma boa dose de humor, coragem e vontade de inovar, você pode aumentar seu poder criativo e ter vários ganhos pessoais e profissionais.

A grande dica é brincar, voltar a ser criança, para resgatarmos a nossa criatividade sufocada lá atrás. Sem a critividade não conseguimos utilizar nossos conhecimentos, pois ela é a ferramenta indispensável para resolvermos problemas cotidianos, senão somos apenas armazenadores de dados. Esta capacidade é o que nos diferencia das máquinas, portanto mãos à obra, e vamos começar a colocar esse potencial criativo para fora. Vamos nos divertir e nos transformar, resgatando nossa curiosidade e nos perguntar o tempo todo - por que não?

Vamos eliminar nossos bloqueios mentais, começando por acreditar que somos criativos, pois já sabemos que nosso cérebro trás este potencial, só precisamos perder o medo de errar e ousar mais. Acredite, você vai errar, muito! Quem erra, normalmente realiza algo, que não erra, provavelmente nem tentou fazer algo. O erra é inevitável, e precisamos perder este medo, já!

Criatividade tem haver com simplicidade, muitas vezes a solução é simples, chegando a ser óbvia, pois complicar o simples é fácil, o difícil é simplificar o complicado. Importante ter claro também, que há sempre mais de uma possibilidade para se resolver qualquer questão.

Divirta-se, faça algo inédito, interesse-se por coisas novas, mude o caminho para ir ao trabalho, fale com pessoas diferentes e acredite, você é criativo! Boa sorte!

Nenhum comentário: