quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Falando sobre o medo


Franklin Roosevelt disse: “A única coisa que devemos temer é o medo.”

Sabemos que o medo é uma reação protetora e saudável do ser humano. O medo "normal" vem de estímulos reais de ameaça à vida. A cada situação nova, inesperada, que representa um perigo, surge o medo.

Todos nós somos consumidos pelos problemas do dia a dia. Não existem garantias absolutas. Não há planos à prova de fracassos, nem projeto que mereça perfeita confiança. Não se consegue estabelecer as coisas de modo a eliminar todos os riscos. A vida recusa-se a ser linda e limpa. Todos que vivem arriscam alguma coisa.

Situações reais de perigo exigem discernimento, mas o medo irracional, sem causa real, deve ser enfrentado. É preciso lembrar que nosso inconsciente não diferencia fantasia de realidade. Se ficar pensando em todas as vezes que não conseguiu, ou ainda, que não vai dar certo, baseando-se nas experiências anteriores negativas, sua mente irá reagir de acordo com esse pensamento. O medo nasce da associação que nossa mente estabelece com experiências ameaçadoras que ocorreram, sem discernir que não irão ocorrer mais. Sua mente não sabe distinguir o que é passado e presente. Realidade e fantasia. E se esse seu pensamento continua presente, sua mente irá acreditar nisso como real.

O caminho certo para a ineficiência é ter medo. Pense em todos os perigos possíveis, focalize todas as possibilidades de derrota, e você irá conseguir! Em vez disso, faça diferente, pergunte: “por que não?” Não dê oportunidades às falhas, pois antes de perceber, a paralisia mental se instalará, e em seguida a solidão do isolamento para se proteger de tudo.

Existem vários exemplos de pessoas que se superaram, apesar de tudo! Que não permitiram que o medo vencesse, por que com você, acontecerá diferente?

“Quando se vence ao medo, começa a sabedoria.” Russel

Quando você afirma positivamente que vai dominar seus receios e chega a uma decisão definitiva em sua mente consciente, liberta o poder do subconsciente, que flui em resposta à natureza do seu pensamento.

O medo é o ladrão de alegria, da paz de espírito! Enfrentemos a realidade, todos nós sentimos medo, é um sentimento comum e que garante a nossa sobrevivência.

Uma lenda da Índia conta a estória de um rato que tinha pavor de gatos, até que um mágico concordou em transformá-lo em gato. Isso resolveu seu medo, até que ele encontrou um cachorro, então o mágico o transformou em cachorro. Ele ficou contente até que encontrou um tigre, e o mágico novamente o transformou em tigre.

Quando o tigre veio reclamar do caçador, o mágico o transformou em rato novamente, pois apesar de ter o corpo de um tigre, ainda tinha um coração de rato!

O medo é uma das causas do potencial perdido, não deixe que ele o domine! Ouse e sinta a alegria de vencê-lo, pois você descobrirá novos horizontes, e a cada obstáculo vencido, que serão muitos, você se sentirá mais forte! O medo o impede de viver e de sentir alegria, e você acaba sofrendo por antecipação, com algo que talvez nem aconteça, quantas vezes isso já aconteceu com você? A escolha é sua! Seja feliz!

Nenhum comentário: