segunda-feira, 13 de agosto de 2007

O Monge e o Escorpião


Um monge oriental viu que um escorpião estava se afogando, e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou.

Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando.

O monge tentou tirá-lo, e novamente o animal o picou. Alguém que estava observando aproximou-se do monge e disse:

- "Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?"

O mongee respondeu:

- "Ele age de acordo com a sua natureza, a natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha natureza, que é ajudar.”

Então, com a ajuda de uma folha o monge tirou o escorpião da água e salvou sua vida.

Não mude sua natureza se alguém te faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam...

Jesus disse: conhece-se a árvore boa ou má, pelos frutos. Cada um dá aquilo que têm, não podemos esperar maçãs, de um limoeiro, assim como o monge não esperou carinho do escorpião.

Alguns de nós vivemos esperando algo do outro, que talvez nunca nos dê, não porque não o queira, mas porque não o possui. Precisamos aprender a perceber o que o outro pode nos dar, e não esperar nada, além disto.

De outro lado, precisamos dar aquilo que temos, sem esperar recompensas, e muitos de nós, só resolve dar, se o recebe, e acaba se magoando a si mesmo, pois não recebe e nem dá. Temos que viver, de acordo com nossos valores, e não dos outros.

Quando a vida te apresentar mil razões para chorar, mostre-lhe que tens mil e uma razões pelas quais sorrir.

Pense nisso!!!
Há duas formas de viver a vida: Uma é acreditar que existem milagres, e a outra é acreditar que todas as coisas são milagres.

Nenhum comentário: